ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Cibercursos da Língua Portuguesa começam em outubro de 2012

Estão abertas as candidaturas para os cursos A2, B1 e C1 da Ciberescola/Cibercursos. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas.

A data de início dos cursos é 2 de outubro de 2012. A propina é de 200 euros. No final de realização do curso, o aluno recebe um certificado, atestando as competências adquiridas.

Ver toda a informação completa aqui.


A análise sintática volta a estar em foco nas três respostas que figuram em mais uma atualização: retoma-se a questão dos diferentes valores e funções da palavra se, e distinguem-se interrogativas indiretas de relativas sem antecedente expresso (também chamadas relativas livres).


A propósito da Grécia, país-símbolo da crise que assola a Europa, o programa Língua de Todos transmite em 7 de setembro, sexta-feira, pelas 13h15* (com repetição no dia seguinte, às 09h15*), na RDP África, uma conversa com a linguista Margarita Correia, sobre o léxico e a herança grega na língua portuguesa. No dia 9 de setembro, domingo, pelas 17h00*, na Antena 2, o programa Páginas de Português convida o professor universitário Carlos Reis, para falar das recém-anunciadas metas curriculares do ensino do Português; também será abordado o modismo do uso do verbo realizar no sentido de «aperceber-se» (por exemplo: «só depois é que "realizei" quem ela era»).

* Hora oficial de Portugal continental.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da imagem

texto descritivo da imagemCibercursos

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/09/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos