ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

120 euros anuais para aprender português no estrangeiro

Em Portugal, o Conselho de Ministros aprovou no dia 13 de setembro p.p. a alteração ao regime do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE), que prevê nomeadamente o pagamento de uma propina (taxa) de 120 euros para os alunos dos cursos paralelos de iniciativa do Estado português. O Conselho de Ministros aprovou também hoje o aumento para dois anos da comissão de serviço dos professores e leitores do EPE, pelo que os concursos para o recrutamento passam a ser bienais. Ler notícia completa aqui.


Permita-se-nos deixar aqui o renovado agradecimento ao grupo de amigos que está a promover uma recolha de fundos para ajudar o Ciberdúvidas a ultrapassar as dificuldades financeiras que têm afetado a sua atividade nos últimos meses. É um apoio sem o qual não era possível manter o serviço que aqui se presta, de acesso gracioso e universal a todos quantos, por esse mundo fora, gostam e querem saber mais sobre a língua portuguesa. Por isso, este apelo a quantos  nos consultam regularmente e queiram também participar no “SOS Ciberdúvidas”: todos os esclarecimentos sobre este movimento podem ser solicitados via o endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Os estrangeirismos e a sua tradução continuam a constituir o tema em foco nas novas respostas, onde também não deixam de merecer lugar importante a etimologia, a semântica lexical, a concordância em número e a formação de palavras.


Estão abertas as candidaturas para os cursos A2, B1 e C1 da Ciberescola/Cibercursos, a terem início em 2 de outubro de 2012. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/09/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos