ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Elsa Rodrigues dos Santos (1939-2012)

Elsa Rodrigues dos Santos, presidente da Sociedade da Língua Portuguesa, faleceu na quarta-feira, 19/09/2012, em Faro, em cujo hospital fora internada de urgência, vítima de sépsis. Natural de Lourenço Marques, atual Maputo, Moçambique, Elsa Rodrigues dos Santos era licenciada em Filologia Românica, com o mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professora do ensino secundário e professora convidada da Universidade Lusófona e do Instituto Superior de Ciências Educativas. Autora de várias obras, entre elas As Máscaras Poéticas de Jorge Barbosa e a Mundividência Cabo-Verdiana, de 1989, ou ainda Jorge Barbosa – Poesia Inédita e Dispersa, assinou ainda ensaios e estudos, entre eles trabalhos sobre os poetas Corsino Fortes e Arménio Vieira, centrando grande parte da sua atividade na divulgação de outros autores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Foi ainda coautora do livro Grandes Dúvidas da Língua Portuguesa. O Ciberdúvidas fica-lhe a dever a sua continuação, graças ao papel que teve, conjuntamente com os seus pares da direção da SLP, depois do desaparecimento de João Carreira Bom.

[Ver, ainda, Francisco José Viegas salienta defesa da língua portuguesa por Elsa Rodrigues dos Santos + Em defesa da língua portuguesa + Quo vadis, Educação?]


O programa Língua de Todos, na sua emissão de sexta-feira, dia 21 de setembro, às 13h15*, na RDP África (com repetição no dia seguinte, pelas 9h15*), pergunta por que razão, em Portugal, antes era “parolímpico", e foi essa a recomendação da Associação de Informação Terminológica (solicitada pelo Instituto do Desporto), e passou a “paralímpico". E deve ser "standardizado", “estandardizado”, ou… "padronizado"?

Por seu lado, na emissão do Páginas de Português de domingo, 23 de setembro, às 17h00*, na Antena 2, o eufemismo no discurso político em Portugal é o tema de uma conversa com a linguista Margarita Correia.

* Hora de Portugal Continental.


Um grupo de amigos está a promover uma recolha de fundos para ajudar o Ciberdúvidas a ultrapassar as dificuldades financeiras que têm afetado a sua atividade nos últimos meses. Sem o êxito desta campanha, "SOS Ciberdúvidas", não seria possível manter o serviço que aqui se presta, de acesso gracioso e universal a todos quantos, por esse mundo fora, gostam e querem saber mais sobre a língua portuguesa. Os consulentes que queiram também participar na “SOS Ciberdúvidas” podem solicitar todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Estão abertas as candidaturas para os cursos A2, B1 e C1 da Ciberescola/Cibercursos, a terem início em 2 de outubro de 2012. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/09/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos