ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Portugal no grupo dos países europeus
a introduzir o ensino do inglês aos 6 anos

Com a introdução do inglês no 1.º ciclo, Portugal entra para o grupo dos países europeus que mais cedo introduzem uma segunda língua no ensino obrigatório. A tendência é claramente para baixar a idade de aprendizagem de uma língua estrangeira: em Malta, o ensino de uma língua estrangeira começa aos 5 anos; na comunidade germanófona da Bélgica, as crianças começam a aprender o francês aos 3 anos. Ler notícia aqui.


Nas novas respostas em linha retomam-se velhos tópicos, entre os quais se salientam o uso de artigo definido com topónimos, os casos de inversão do sujeito e o controverso feminino de substantivos terminados em -nte (presidente/presidenta). Fala-se ainda de «amantes da música», isto é, de  melómanos ou musicófilos.


A campanha "SOS Ciberdúvidas" parte da iniciativa de um grupo de amigos com o propósito de ajudar o Ciberdúvidas a ultrapassar as dificuldades financeiras que têm afetado a sua atividade nos últimos meses. Sem este apoio, não seria possível manter o serviço aqui prestado, de acesso gracioso e universal, a quem gosta da língua portuguesa e quer saber mais sobre ela. Os interessados na “SOS Ciberdúvidas” podem solicitar todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Aceitam-se candidaturas para os cursos A2, B1 e C1 da Ciberescola/Cibercursos, com início em 2 de outubro de 2012. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/09/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos