ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Idealizações linguísticas

Uma das novas questões em linha aborda um caso curioso, o da diferença entre criação e "creação", que teve grande sucesso entre o século XVII e princípios do séc. XX, mas que hoje não é aceite. Embora se trate da mesma palavra, criação, a valorização de uma das respetivas aceções por determinados meios religiosos e filosóficos ditou o aparecimento de um vocábulo com direito a grafia própria, "creação". Este exemplo pode ilustrar uma atitude voluntariosa perante as realidades linguísticas, a que o investigador brasileiro Mário Viaro (Etimologia, Lisboa, Editora Contexto, 2011, p. 109) chama "vaugelasianismo" (de Claude Favre de Vaugelas, que viveu entre 1585 e 1650), ou seja, a tentativa de corrigir as línguas, moldando-as artificialmente a certos esquemas ideais.


Um grupo de amigos está a promover uma recolha de fundos para ajudar o Ciberdúvidas a ultrapassar as dificuldades financeiras que têm afetado a sua atividade nos últimos meses. Sem o êxito desta campanha, "SOS Ciberdúvidas", não seria possível manter o serviço que aqui se presta, de acesso gracioso e universal a todos quantos, por esse mundo fora, gostam e querem saber mais sobre a língua portuguesa. Os consulentes que queiram também participar na “SOS Ciberdúvidas” podem solicitar todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Estão abertas as candidaturas para os cursos de português língua estrangeira, níveis A2, B1, B2, C1 e C2 da Ciberescola/Cibercursos. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.




texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 25/09/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos