ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Promover a língua portuguesa é ensiná-la

A melhor maneira de promover a língua portuguesa é criar as condições para que ela seja abundantemente ensinada, com os melhores meios e recursos. No Brasil, esta consciência é muito clara. A Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP) atua em mais de 40 países por intermédio da Rede Brasileira de Ensino no Exterior (RBEx), de que fazem parte os Centros Culturais Brasileiros, os Institutos Culturais Bilaterais e os leitorados. Por sua vez, a presença de professores brasileiros em Timor-Leste é necessária e bem-vinda.

O Ciberdúvidas, nas secções Ciberescola e Cibercursos, concorre também para este desígnio, através da disponibilização gratuita de exercícios interativos e materiais de ensino, assim como através de cursos a distância, realizados por videoconferência (presentemente com candidaturas abertas). A Ciberescola é também, por isso, um espaço de partilha e de interação com todos os alunos e professores de Português Língua Estrangeira (PLE). Deixamos neste dia alguns conselhos que podem ser úteis na condução de aulas de português para estrangeiros.

A abertura à comunidade de professores e alunos de PLE estende-se ao Facebook, através do nosso grupo (aberto), onde recebemos sugestões e opiniões de todos quantos acompanham o nosso trabalho, e através desta página. Há também o nosso blogue, destinado igualmente a divulgar as ações que empreendemos.


As  dificuldades que afetaram o normal funcionamento do Ciberdúvidas deram origem à campanha SOS Ciberdúvidas. É um contributo decisivo para a continuação do serviço que aqui se presta, de acesso gracioso e universal, a todos quantos, por esse mundo fora, gostam da língua portuguesa e querem saber mais sobre ela. Muitos amigos do Ciberdúvidas mobilizaram-se de imediato, e, como tributo público do nosso reconhecimento, fizemos questão de que os seus nomes ficassem aqui registados. A eles, assim como ao apoio igualmente precioso do secretário de Estado da Cultura português, Francisco José Viegas, o agradecimento de toda a equipa do Ciberdúvidas.

A adesão a este movimento e os indispensáveis esclarecimentos suplementares podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


No Pelourinho, divulgam-se dois novos textos do jornalista Wilton Fonseca, publicados no jornal i: um sobre a confusão de duas parónimas (modular e modelar) e outro acerca do uso impróprio de uma palavra hoje recorrente, desemprego. No consultório, entre os temas das novas perguntas, saliente-se o da semântica de palavras e locuções (por exemplo, queima e «uma vez que»).


Por toda a Europa, celebra-se, a 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas. Incluem-se as 23 línguas oficiais da União Europeia, as 60 línguas minoritárias do continente europeu e ainda as línguas trazidas para a Europa por imigrantes de outras regiões do globo. 




texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/09/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos