ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Japonês–português, português-japonês


Akira Kono, professor de Língua Portuguesa e Linguística na Escola de Letras e Cultura da Universidade de Osaca, no Japão, durante uma conferência sobre o ensino de português naquele país, dá conta da presença cada vez mais forte do Brasil como parceiro económico. O contacto dos japoneses com a língua portuguesa é recorrente: foi no século XVI, com a chegada dos jesuítas ao Japão; foi no princípio do séc XX, com a chegada de imigrantes japoneses ao Brasil — e é agora. De salientar, a propósito, que a Porto Editora detém a primazia, em Portugal, da publicação do dicionário japonês-português.


Como tributo da nossa gratidão e de homenagem, fizemos questão de assinalar devidamente os nomes dos consulentes que se mobilizaram à volta da campanha SOS Ciberdúvidas, assim possibilitando ao Ciberdúvidas retomar o seu funcionamento regular. Decisivo para este regresso é igualmente o apoio financeiro, até ao fim do corrente ano, do secretário de Estado da Cultura português, Francisco José Viegas, no seguimento de um protocolo estabelecido com o Fundo de Fomento Cultural. Continuaremos ainda a contar com o patrocínio da Fundação Vodafone Portugal, bem como com o apoio da Universidade Lusófona, em cujas instalações em Lisboa funciona o Ciberdúvidas, e do Ministério da Educação, que autorizou o destacamento de dois professores para a coordenação do Ciberdúvidas e das suas secções orientadas para o ensino do português (língua materna e língua estrangeira), a Ciberescola e os Cibercursos.

São apoios decisivos, mas infelizmente ainda aquém dos custos de manutenção do Ciberdúvidas e dos seus outros dois projetos à volta da língua portuguesa. É nessa medida que mantemos o apelo a quantos, por esse mundo fora, consultam regularmente este serviço, gracioso e de acesso irrestrito, para contribuírem de algum modo no SOS Ciberdúvidas. A sua adesão e os indispensáveis esclarecimentos suplementares podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Uma evocação da recém-falecida presidente da Sociedade da Língua Portuguesa, Elsa Rodrigues dos Santos, preenche a emissão do dia 28 de setembro do programa de rádio Língua de Todos (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, pelas 9h15*) e a de 30 de setembro do Páginas de Português (às 17h00*,  na Antena 2).

* Hora de Portugal continental.



Estão abertas as candidaturas para os cursos de português língua estrangeira, níveis A2, B1, B2, C1 e C2 da Ciberescola/Cibercursos. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas. Ver toda a informação completa aqui.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/09/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos