ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Apoiar financeiramente o português em Timor

Com vista a aumentar o número de jovens timorenses a falar e escrever português, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reconhece, pela voz do seu secretário-executivo, Murade Murargy, que é necessário tomar medidas de apoio financeiro no sentido de ajudar as autoridades de Timor em iniciativas para o aumento da presença da língua portuguesa nessa faixa etária. Por seu lado, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, considera que a afirmação do português é «assunto de longo prazo», tendo em conta as dificuldades na formação imediata de professores.


A Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançam mais um congresso internacional, a realizar-se no período de 28 de janeiro a 6 de fevereiro de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


No Pelourinho, a propósito da confusão entre racionalização e racionamento num documento recentemente publicado em Portugal, o jornalista Wilton Fonseca define este ato de subversão linguística como mais um signo do atual mal-estar europeu. Apesar disso, na atualização do consultório, conseguimos a necessária serenidade para analisar a palavra sobrevivente, comentar a concordância em orações de infinitivo, distinguir afilhado de afiliado e revisitar o eterno problema do uso do hífen.


Como tem sido referido, prossegue a campanha SOS Ciberdúvidas. Os consulente interessados em participar devem solicitar todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Também continuam abertas as candidaturas para os cursos de português língua estrangeira, níveis A2, B1, B2, C1 e C2 da Ciberescola/Cibercursos. Ver informação completa aqui.




texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/10/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos