ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Afonso Cruz vencedor do Prémio da União Europeia de Literatura 2012


O português Afonso Cruz está entre os doze escritores vencedores do Prémio da União Europeia de Literatura 2012 com o seu livro A Boneca de Kokoschka (Quetzal). Uma das grandes vantagens desta distinção é o apoio à tradução. O prémio também já foi atribuído à escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso.


A emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 12 (13h15*, na RDP África; repete no dia seguinte, às 9h15*), inclui uma conversa com a presidente da Sociedade Internacional de Português  Língua Estrangeira, a brasileira Edleise Mendes, sobre o recém-editado Manual de Orientação para o Desenvolvimento dos Materiais Didáticos, do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira, do Instituto Internacional de Língua Portuguesa.

O programa Páginas de Português, na Antena 2, encontra-se suspenso.

* Hora de Portugal continental.


Na atualização do consultório, comentam-se duas construções condenadas pela norma culta mas usadas frequentemente no português popular: «para mim fazer» e «estou desejando de» são formas a censurar fortemente, ou têm alguma margem de aceitação? E estará errado dizer «ao lado de mim»? E o "s beirão", será ele pior que o s da pronúncia-padrão?


A campanha SOS Ciberdúvidas continua. Os consulentes interessados em nela participar devem solicitar todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Estão abertas as candidaturas para os cursos de português língua estrangeira, níveis A2, B1, B2, C1 e C2 da Ciberescola/Cibercursos. Ver informação completa aqui.




texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/10/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos