ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua em alta quando há elevado desenvolvimento económico

O portal de notícias da Rede Globo, o G1, dedica espaço alargado à expansão do ensino do português do Brasil na Europa. Desde 2008 que o português passou a ser considerado como uma das línguas prioritárias na pesquisa feita pela Confederação Britânica da Indústria (CBI) para identificar que competências dos trabalhadores podem ser úteis para os negócios. E uma professora afirma: «Há muito mais gente tentando aprender o idioma por questões pragmáticas e, em especial, para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e fazer negócios com o Brasil.»


Em linha cinco novas respostas, distribuídas pelas seguintes áreas linguísticas: pontuação, ortografia, léxico, morfologia e sintaxe.


A campanha de ajuda ao Ciberdúvidas continua. A todos — e em particular aos amigos que já disponibilizaram o seu generoso apoio ao Ciberdúvidas —, os nossos agradecimentos. Sobre este movimento podem ser solicitados esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Está disponível gratuitamente o Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos, que permite a dois alunos falantes de línguas nativas diferentes (ou com elevada proficiência) aprenderem reciprocamente as línguas que cada um domina. Consulte a informação completa aqui.

Na Ciberescola-Cibercursos da Língua Portuguesa, os cursos em linha de Português Língua Estrangeira, níveis B1 (intermédio) e C1 (avançado), vão começar no dia 2 de novembro, e as inscrições estarão abertas até esta data. Mais pormenores aqui.


A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Fundação Vodafone Portugal apresentam no dia 18 de outubro, pelas 11:00, na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (Rua Rodrigo da Fonseca 115), em Lisboa, o programa DAISY 2012, o qual disponibiliza manuais escolares e livros digitais nas escolas, para alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais. O evento contará com a presença da secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, do diretor-geral da DGE, Fernando Egídio Reis, do presidente da Porto Editora, Vasco Teixeira, do presidente da Fundação Vodafone, António Carrapatoso, e do diretor da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Luís Miguel Goucho.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/10/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos