ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Boas notícias para o ensino do português em França


No corrente ano letivo, triplicou o número de candidatos às bolsas de estudo que a embaixada de Portugal em França atribui a lusodescendentes no ensino superior. As bolsas são distribuídas com o patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e de privados.


Entre as respostas da nova atualização, saliente-se a que retoma o tema da concordância verbal com expressões percentuais. Os usos do feminino de procurador-geral voltam também a ser comentados, desta vez na rubrica O Nosso Idioma, num texto de D´Silvas Filho.


Na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 26 de outubro, na RDP África (às 13h15*; repetição no dia seguinte às 9h45*), em conversa com a linguista Deolinda Correia, discutem-se maneiras de ultrapassar as dificuldades de compreensão de problemas matemáticos no ensino básico e secundário português. O programa Páginas de Português, na Antena 2, encontra-se interrompido.

* Hora oficial de Portugal continental.


Continua a campanha de ajuda ao Ciberdúvidas, que começou como iniciativa generosa de um grupo de amigos. Os interessados em participar neste movimento podem solicitar esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Os Cibercursos disponibilizam gratuitamente o Programa de Aprendizagem Colaborativa, que possibilita a dois alunos falantes de línguas nativas diferentes (ou com elevada proficiência) a aprendizagem recíproca das línguas que cada um domina (informação completa aqui). Entretanto, na Ciberescola-Cibercursos da Língua Portuguesa, estão ainda abertas as inscrições nos cursos em linha de Português Língua Estrangeira, níveis B1 (intermédio) e C1 (avançado), que têm início no dia 2 de novembro (pormenores aqui).



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/10/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos