ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Nomes próprios com histórias sinistras

Quem diria que a origem do apelido/sobrenome Guerra não apenas evoca conflitos sangrentos mas também pode relacionar-se com a história diabólica da Dama Pé-de-Cabra, que Alexandre Herculano tão bem glosou ao estilo romântico e Paula Rego ilustrou já no nosso tempo? É o que revela uma das novas respostas, neste dia centradas no estudo dos nomes próprios, para comentarem também a grafia de Pereira e a etimologia de um topónimo bem curioso, Nariz (Aveiro).

E porque em Portugal a data de 1 de novembro é marcada por um feriado, dedicado não às bruxas, mas a «Todos os Santos», as atualizações do Ciberdúvidas regressam na segunda-feira, 5 de novembro.


A emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 2 de novembro (na RDP África, às 13h15; com repetição às 9h15) versa sobre as armadilhas à volta do uso da vírgula e a pronúncia do W, uma das três novas letras do alfabeto. O programa Páginas de Português, na Antena 2, encontra-se interrompido.

*Hora de Portugal continental.



Mantém-se a campanha de ajuda ao Ciberdúvidas, que, recorde-se, resultou da iniciativa generosa de um grupo de amigos. Os interessados em participar neste movimento podem solicitar esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


O programa Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos/Tandem Learning já recebeu muitas inscrições, e as línguas de troca, neste momento, são o inglês, o francês, o espanhol, o italiano, o russo, o gaélico irlandês, o romeno e o ucraniano. Contudo, a inscrição de falantes nativos do português é ainda reduzida, pelo que se apela à participação destes falantes, portugueses ou nacionais de qualquer outro país lusófono. 

Sublinhe-se novamente que o programa Aprendizagem Colaborativa é gratuito, é seguro, porque as sessões (por videoconferência) são gravadas, e — fundamentalmente — é uma excelente maneira de desenvolver a aprendizagem de uma língua, quer se esteja a ter aulas dessa língua ou não. Facilmente se percebe que a oportunidade de falar com falantes nativos permite treinar a capacidade de expressão oral, alargar o vocabulário e aumentar a motivação. Todas as informações necessárias sobre o programa se encontram aqui.


Foi criado no Facebook o grupo (aberto) Cibercursos – online classes of portuguese foreign language, espaço em que se partilham não apenas informações específicas da atividade deste sítio, mas também sugestões didáticas, bibliografia, materiais e tópicos de discussão sobre o ensino do português e de uma qualquer língua estrangeira em geral. Junte-se ao grupo Cibercursos aqui.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 31/10/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos