ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ensinar poesia, celebrar a língua


Neste dia, salientamos um artigo com a chancela da Universidade Federal da Paraíba, Brasil, onde se apresentam sugestões de como abordar o ensino do texto poético. Altamente recomendável para professores e educadores.

Ainda no Brasil, assinala-se a comemoração do Dia Nacional da Língua Portuguesa, instituído em 2006 pelo antigo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Porque não associar-se Portugal à celebração desta data?


Em Portugal, decorrem as Segundas Jornadas de Análise do Discurso — JADIS II, organizadas pelo Centro de Linguística da Universidade do Porto nos dias 5 e 6 de novembro de 2012, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O programa pode ser consultado aqui



O léxico, a sintaxe e a estilística são as áreas linguísticas abordadas nas novas respostas em linha. E os neologismos regressam à rubrica O Nosso Idioma: Paulo J.S. Barata comenta a criação de uma nova palavra, o urbescópio.


O programa Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos/Tandem Learning apela à participação de falantes nativos de português de qualquer país lusófono. Recorde-se que este programa gratuito é realizado por videoconferência em sessões gravadas para maior segurança e permite desenvolver a aprendizagem de uma língua, quer se esteja a ter aulas dessa língua ou não. Mais informações aqui.


Consulta regularmente o Ciberdúvidas? Acha importante este espaço de informação,  esclarecimento, reflexão e debate sobre a língua portuguesa? A campanha  SOS Ciberdúvidas, da iniciativa de um grupo de amigos do Ciberdúvidas, está em curso por isso mesmo: para o apoio solidário de quantos o consultam regularmente por esse mundo fora e querem que ele se mantenha.




texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/11/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos