ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Português: insipiência e ilogismo


Um erro insipiente pode tirar impacto ao mais brilhante dos textos, convertendo-o num escrito incipente, ou seja, de principiantes. A tal risco, que não é mero trocadilho com homófonos, se refere Paulo J. S. Barata num apontamento, no Pelourinho. Na mesma rubrica, uma crónica de Wilton Fonseca, publicada no jornal i, denuncia o ilogismo da expressão «próximos do prazo de validade».

Entretanto, nas Controvérsias, D´Silvas Filho dissente dos critérios adotados pelos vocabulários ortográficos publicados em Portugal, ao passo que, entre as novas respostas, se releva o uso da estrutura comparativa «tão/tanto... quanto...», equivalente a «tão/tanto... como».


Se gosta da língua portuguesa e quer saber mais, porque não ajudar o Ciberdúvidas a prosseguir como projeto sem fins lucrativos e de acesso gracioso? Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas e solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.



As sessões em linha do Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos são uma forma simples e segura de aprender a conversar em português. Informações sobre este programa e as aulas dos Cibercursos aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 13/11/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos