ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

No centenário de Vasco Botelho de Amaral (1912-1980)

Fundador da Sociedade de Língua Portuguesa, Vasco Botelho de Amaral (1912-1980) notabilizou-se em Portugal, em meados do século XX, como um brilhante divulgador de questões atinentes aos usos e às normas do português. Em 12 de novembro de 2012 comemorou-se o seu centenário, marcado pela reedição do Grande Dicionário de Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa. Na rubrica Notícias damos o justificado relevo à efeméride. Nesse texto, escrito pela filha, Margarida Botelho de Amaral Freire, salienta-se, entre outros aspetos, a polémica suscitada, à época, por algumas das interpretações filológicas e sociais das obras de Vasco Botelho de Amaral: «Ele próprio reconhece as suas ideias como "revolucionárias", firmadas por "processos iconoclastas na pregação por uma Filologia mais humana, liberta de idolatrias que amesquinham a Língua".»

Entre os tópicos tratados no consultório, sobressaem a variação entre registo e registro, um emprego paradoxal do verbo prometer e o caso de verbos com complementos de dupla construção.


Há mais de quinze anos que o Ciberdúvidas responde a quantos, nos quatro cantos do mundo, querem saber mais sobre o português e melhorar o seu desempenho linguístico. Para viabilizar este projeto sem fins lucrativos e de acesso gratuito, reitera-se o apelo à participação na campanha SOS Ciberdúvidas. Solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Quer desenvolver competências numa língua estrangeira e, em troca, está disposto a ajudar um falante estrangeiro a aperfeiçoar o português? O Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos é gratuito, é seguro e promove a aprendizagem de línguas em reciprocidade. Informações aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 15/11/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos