ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberescola colabora com escolas portuguesas

A emissão do programa Língua de Todos de 23 de novembro, na RDP África, às 13h15* (com repetição no dia seguinte 9h15*), inclui uma conversa com o diretor-geral de Educação, Fernando Reis, do Ministério da Educação de Portugal, a propósito da colaboração que a Ciberescola da Língua Portuguesa vai desenvolver experimentalmente com duas escolas portuguesas: os estabelecimentos Domingos Jardo, em Sintra, e Alexandre Herculano, no Porto. Recorde-se que a Ciberescola desenvolve a produção de materiais para apoio do ensino do Português como língua materna e língua não materna ou estrangeira (sobre os novos testes-diagnósticos que permitem ao aprendente determinar o nível de proficiência em que se encontra, ver aqui).

Quanto ao programa Páginas de Português, na Antena 2, informamos que este continua interrompido.

* Hora de Portugal continental.


Se acompanha o Ciberdúvidas e acha importante este espaço de informação,  esclarecimento, reflexão e debate sobre a língua portuguesa, renovamos o apelo: junte-se à campanha SOS. Todos os esclarecimentos poderão ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


As Controvérsias divulgam um texto de Vasco Graça Moura, publicado no jornal Diário de Notícias, com novas críticas ao novo acordo ortográfico e um vaticínio: «se as coisas continuarem assim, dentro de uma geração, ninguém conseguirá pronunciar correctamente a língua portuguesa tal como ela é falada deste lado do Atlântico». No consultório, também se fala de ortografia a propósito de advérbios de modo, mas são igualmente tratados outros tópicos, do léxico à estilística.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/11/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos