ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ser oblíquo em português

O Dicionário Terminológico (DT), destinado a apoiar o ensino da gramática escolar em Portugal, manteve muitos termos tradicionais, mas também trouxe outros que não eram habituais na didática da língua. Por exemplo, porque se diz que é oblíquo o «complemento oblíquo»? Será porque é um constituinte gramatical «não perpendicular nem paralelo» ou «enviesado» (cf. Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora e Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)? Ou chama-se assim simplesmente para nos complicar a vida, porque se define igualmente como «malicioso» (cf. idem)? Nada disso, porque, afinal, o termo tem história antiga — conforme se explica numa das novas respostas, também dedicadas aos constituintes morfológicos, aos contrastes de género e ao valor semântico das preposições.



Acompanha o Ciberdúvidas e acha importante este espaço de informação, esclarecimento, reflexão e debate sobre a língua portuguesa? Então, é para si este apelo: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas e solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


A emissão do programa Língua de Todos de 23 de novembro, na RDP África, às 13h15* (com repetição no dia seguinte 9h15*), inclui uma conversa com o diretor-geral de Educação, Fernando Reis, do Ministério da Educação de Portugal, a propósito da colaboração que a Ciberescola da Língua Portuguesa vai desenvolver experimentalmente com duas escolas portuguesas: os estabelecimentos Domingos Jardo, em Sintra, e Alexandre Herculano, no Porto. Sobre recursos e iniciativas da Ciberescola, ler informação aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.

Quanto ao programa Páginas de Português, na Antena 2, informamos que este continua interrompido.

* Hora de Portugal continental.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/11/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos