ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Oscilações da norma linguística

A flexão do verbo negociar continua a suscitar dúvidas, como mostra a nova atualização. Afinal, diz-se negocio ou negoceio? A verdade é que se aceitam as duas formas, embora regionalmente se notem tendências de uso divergentes. No Brasil, o verbo conjuga-se regularmente, como qualquer verbo acabado em -iar: negocio, negocias, negocia... negociam (cf. Dicionário Houaiss). Mas, em Portugal, a analogia com os verbos em -ear, levou a que negociar pudesse também ser conjugado como custear (custeio ~ negoceio).

Esta irregularidade lusitana não escapou ao filólogo e gramático prescritivista Rodrigo de Sá Nogueira, que, há já algumas décadas, lhe fez o seguinte comentário (Dicionário de Erros e Problemas da Linguagem, 1.ª edição, 1969; a 3.ª edição é de 1989):  «"[...] muitos verbos [terminados em -iar] conjugam-se hoje como [os terminados em -ear], como: anseio, comerceio, negoceio, odeio, premeio, presenceio, remedeio, sentenceio, etc. respectivamente de: ansiar, comerciar, negociar, odiar, premiar, presenciar, remediar, sentenciar". — Estas formas, pois, são erradas, mas são factos consumados, e, por isso, não as podemos repudiar.»

Sobre a conjugação destes verbos, consulte-se o Portal da Língua.



Dirigindo-o a quantos querem a continuação do Ciberdúvidas como projeto sem fins lucrativos e de acesso gratuito, renovamos este apelo: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas (todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).


Quer aprender português ou melhorar as suas competências nesta língua? Para si, os Cibercursos e a Ciberescola têm aulas em linha, sessões de aprendizagem colaborativa e testes-diagnósticos. Informações aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 28/11/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos