ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Palavras insultuosas

O insulto é socialmente incorreto, mas não deixa de ser bem ilustrativo de como a palavra pode ser ação. Nestes tempos conturbados, que o diga Abel Barros Batista, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que, numa crónica publicada na revista Ler, Livros & Leitores e transcrita em O Nosso Idioma, faz, com certa ironia, a seguinte consideração, talvez para choque dos adeptos de palavras meigas:

«Insultar é por vezes exigido pela indignação e pela dignidade ou pela satisfação de mandar uns canalhas à tábua, como disse Fernando Assis Pacheco, todas motivo legítimo. E para isso tem de haver liberdade!»

E que liberdade temos nós para formar novas palavras como aprendibilidade e "ciclistar"? É este um dos pontos em debate nas perguntas deste dia, que, como sempre, abrangem igualmente problemas de sintaxe e morfologia.


Na emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, 30 de novembro (na RDP África, às 13h15; com repetição no dia seguinte às 9h15), fala-se de como a vocação marítima de Portugal se refletiu na língua. Outros assuntos abordados: uma campanha de segurança rodoviária é publicidade? E qual é a forma correta: «os homens vão construir», ou «os homens irão construir»? 

Nota: O Língua de Todos fica interrompido desde esta data, tal como o programa Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, aos domingos.

* Hora de Portugal continental.


Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas e promova a continuação deste espaço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, destinado a prestar esclarecimentos e suscitar a reflexão sobre o uso, a norma e a vida da língua portuguesa (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).


Para alunos do ensino secundário e para estrangeiros, a Ciberescola e os Cibercursos são espaços de apoio ao ensino e à aprendizagem do português. Mais informação aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/11/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos