ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Novo vocabulário ortográfico em Portugal

Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa — assim se intitula o novo vocabulário ortográfico elaborado pela Academia das Ciências de Lisboa e apresentado em sessão académica realizada em 5 de dezembro último. Definindo, em Portugal, a escrita correta das palavras conforme o Acordo Ortográfico de 1990, esta obra soma-se, no referido país, a outras duas publicadas com a mesma finalidade, a saber:*

— o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, coordenado por Malaca Casteleiro e publicado em 2009 pela Porto Editora;

— e o Vocabulário Ortográfico do Português, desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) e adotado oficialmente em Portugal pela Resolução n.º 8/2011 do Conselho de Ministros.

No lançamento do vocabulário da ACL, foi também feita a apresentação do Glossário de Termos Militares, a cargo do Instituto de Estudos Superiores Militares, o qual, quando finalizado, integrará o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea.

*O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letrasé relativo ao português do Brasil.


«Quem tem telhados de vidro não "amanda" pedras», ou não «atira pedras»? A norma impõe atirar como forma correta, mas, em Portugal, crianças, jovens e até adultos empregam o verbo amandar despreocupadamente. A discussão deste popular desvio preenche uma das respostas da atualização do consultório, onde, como é hábito, se esclarecem outras dúvidas, da ortografia aos estudos literários.


No Ciberdúvidas, respondemos a perguntas sobre a língua portuguesa há mais de quinze anos, mas, para continuar a prestar este serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, precisamos da ajuda de quantos, por esse mundo fora, nos procuram. Por isso, repetimos: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos poderão ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


texto descritivo da imagem

Cibercursos

A Ciberescola assinala com agrado o grande interesse que despertou na comunidade o projeto de aprendizagem combinada (b-learning) em escolas do ensino público português. Entretanto, deu-se por terminado o período de aceitação de propostas e de envio de CV, pelo que os candidatos serão contactados em breve.



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

 



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 07/12/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos