ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Nobel, palavra aguda ou oxítona

A propósito da atribuição do Prémio Nobel à União Europeia, em cerimónia realizada neste dia em Oslo, convém recordar que o nome próprio Nobel, seguindo aliás a acentuação sueca, tem também em português acento tónico na última sílaba ("nobél"; em transcrição fonética, [nɔˈbɛɫ]). Trata-se, portanto, de uma palavra aguda ou oxítona.


A identificação dos adjetivos relacionais é tópico recorrente nas novas respostas, que esclarecem ainda dúvidas sobre o uso da palavra testemunha, o significado de amovível e a sintaxe do verbo ameaçar. Na rubrica Lusofonias, disponibiliza-se um texto de Mia Couto, que propõe uma reflexão sobre o futuro do português de Moçambique.

 E, entretanto, não esqueça: para continuarem as atualizações deste serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, é necessário o apoio de quantos, por esse mundo fora, gostam da língua portuguesa e querem saber mais. Por isso, participe na campanha SOS Ciberdúvidas (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).


Ainda a tempo de assinalar a realização, em 23 de novembro último, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, do VII Fórum de Partilha Linguística. É uma iniciativa dos alunos não doutorados em Portugal e no estrangeiro, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, como forma de apresentar à comunidade os trabalhos que desenvolvem (consultar o caderno de resumos aqui). O fórum começa a ser reconhecido internacionalmente pela qualidade que manifesta (ver vídeo aqui).


texto descritivo da imagem

Cibercursos

Cursos de português para estrangeiros, programas de aprendizagem colaborativa, testes-diagnósticos, projetos de b-learning no ensino básico e superior, produção de recursos para o ensino da língua — é este o âmbito de intervenção da Ciberescola e dos Cibercursos (mais informações aqui).



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 10/12/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos