ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Um dicionário que faz trezentos anos

300 anos do Vocabulário de Bluteau é uma exposição patente na Biblioteca Nacional de Portugal, até 21 de fevereiro de 2013, que marca o tricentenário da publicação do Vocabulário Portuguez e Latino (1712-1728), obra fundadora da lexicografia portuguesa. Tendo por comissários os professores universitários e investigadores Telmo Verdelho e João Paulo Silvestre, a exposição é também uma homenagem a Rafael Bluteau (1638-1734), autor deste dicionário e notável inteletual de origem francesa que contribuiu para lançar o espírito das Luzes no Portugal de começos do século XVIII.

É sobre um exemplar desta obra, encontrado na Biblioteca da Câmara dos Deputados, no Brasil, o seguinte apontamento:


 


texto descritivo da imagemNo Facebook, o Ciberdúvidas passa a divulgar os seus conteúdos de forma mais dinâmica, por meio de ficheiros áudio e vídeo. E, dentro em breve, contamos igualmente incorporar registos sonoros em questões e artigos relativos à pronúncia do português e das suas variedades.

O tema da variação fonética no português europeu está justamente em foco em duas das respostas da nova atualização. Aspetos de sintaxe, formação de palavrasestilística são também aí tratados.

Finalmente, para garantir a continuação do Ciberdúvidas como serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, mantemos este apelo: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).


texto descritivo da imagem

Cibercursos

Para quem queira aprender ou aperfeiçoar o seu português, a Ciberescola e os Cibercursos desenvolvem diferentes recursos em linha: cursos de português para estrangeiros, programas de aprendizagem colaborativa, testes-diagnósticos e exercícios. Obtenha mais informações aqui.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 11/12/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos