ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Morte e vida ortográfica

A propósito das notícias sobre um eventual adiamento da plena vigência do Acordo Ortográfico no Brasil, fica em linha, nas Controvérsias, um comentário do jurista português Fernando Guerra, intitulado "Sobre a `notícia´ da morte do Acordo Ortográfico no Brasil", onde se consideram apressadas as conclusões dos que em Portugal já anteveem o fim, pura e simplesmente, da nova reforma.

Para uma perceção mais direta do que, sobre este assunto, se diz na comunicação social brasileira, veja-se uma reportagem do Jornal das Dez da Globo.tvaqui.

Quanto às outras rubricas, Paulo J. S. Barata assinala no Pelourinho uma confusão já tradicional, a de "mantém" com "mantêm", enquanto, no consultório, igualmente se discute ortografia, a par de aspetos do léxico e da sintaxe. Refira-se que no Facebook se faculta o acesso ao registo áudio de respostas e artigos selecionados do Ciberdúvidas: neste dia, focam-se as palavras poeta e poetisa.


À semelhança de anos anteriores, a Porto Editora lançou no seu sítio um sistema de votação para eleição da palavra do ano. Bosão, cortes, democracia, desemprego, entroikado (ou entroicado), imposto, manifestação, refundar, solidariedade, TSU são as palavras selecionadas para votação.


Para não esquecer que a regularidade do serviço prestado pelo Ciberdúvidas também depende do interesse de quantos o acompanham, reiteramos o apelo:  adira à campanha SOS Ciberdúvidas! Todos os esclarecimentos sobre este movimento poderão ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Quem aprende o português (língua materna e não materna) encontra na Ciberescola e nos Cibercursos recursos diversificados: testes de diagnóstico, cursos em linha, um programa de aprendizagem colaborativa, guiões de aulas e exercícios com soluções. Experimente!



texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos



 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 19/12/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos