ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Consultório regressa a 15 de janeiro
com o Ciberdúvidas em nova plataforma

1. Chegando a quadra natalícia*, a atividade do nosso consultório faz a tradicional pausa, que, desta vez, se prolonga até 15 de janeiro de 2013. E, como também é tradicional, não deixaremos de colocar em linha, aqui e no Facebook, novos textos nas demais rubricas e respostas a perguntas que ficaram por esclarecer. Esta interrupção vai permitir a migração dos conteúdos do Ciberdúvidas para uma nova plataforma que traz consigo novidades a anunciar oportunamente. Para qualquer assunto não relacionado com dúvidas linguísticas, pedimos que nos contactem pelo endereço habitual: ciberduvidas@ulusofona.pt. A todos os que nos acompanham, os votos de feliz Natal e boa entrada no ano de 2013!

* Na imagem, Natividade, de Josefa de Óbidos (1630-1684).

2. As mensagens escritas que passam nos canais de televisão são pequenos reinos de arbitrariedade em matéria de ortografia e formação de palavras — é o que se conclui de um apontamento de Paulo J. S. Barata, no Pelourinho. Mas nada arbitrário é o uso do neologismo austeritário como tomada de posição nestes tempos de crise, conforme se comenta nas novas respostas.

3. Assinale-se que, no Facebook, se encontra uma seleção das respostas e demais artigos aqui em linha, incluindo alguns apontamentos em registo áudio, como é o caso deste, sobre a diferença entre pegar e apanhar.

4 Permita-se-nos um renovado agradecimento aos amigos do Ciberdúvidas que responderam positivamente à campanha SOS Ciberdúvidas. Sem o seu apoio, não teria sido possível assegurar a continuidade deste serviço de acesso gracioso e acessível a quantos, por todo o mundo, gostam da língua portuguesa e querem saber mais sobre o seu uso e as suas normas. Projeto sem fins lucrativos, o Ciberdúvidas não sobreviverá sem a generosidade de quantos não dispensam a sua consulta regular. Todos os esclarecimentos para a participação neste movimento podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.

5. Foi um ano cheio para a Ciberescola e para os Cibercursos, graças à diversificação de recursos (exercícios, testes-diagnósticos) e à promoção de iniciativas como o programa de aprendizagem colaborativa e dois projetos nos ensinos básico e superior. Se quer aprender português ou gostaria de o aperfeiçoar, porque não experimenta a Ciberescola e os Cibercursos? Mais informações aqui.




texto<BR/><BR/> <BR/><BR/>descritivo da <BR/><BR/>imagem

texto descritivo da imagemCibercursos





Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/12/2012

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos