ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Política linguística da União Europeia em causa

Não é fácil a convivência linguística no seio da União Europeia (UE), onde são reconhecidas 23 línguas, todas com literaturas interessantíssimas, muitas com histórias imperiais e projeção mundial. Geralmente, usam-se o inglês, o alemão e o francês como línguas processuais, mas há quem conteste esta situação. Assim se explica que um advogado espanhol tenha apresentado queixa ao provedor de Justiça europeu pelo facto de a Comissão Europeia ter publicitado uma consulta pública apenas em inglês. O provedor de Justiça abriu um inquérito, não só sobre a questão da falta de disponibilidade dos elementos relativos à consulta referida pelo queixoso noutras línguas que não o inglês, mas também sobre a questão geral da política linguística da Comissão nos processos de consulta pública. Que reação teria uma queixa em relação ao uso da língua portuguesa na UE?


texto descritivo da imagemAs novas perguntas em linha prendem-se com a etimologia e a ortografia. Uma seleção destes e doutros conteúdos encontra-se no Facebook, que também disponibiliza alguns apontamentos em registo áudio — por exemplo, a resposta sobre a relação entre os verbos iterar e reiterar.


Cibercursos

texto descritivo da imagem

A Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa aumentou o número de materiais de aprendizagem de Português Língua Estrangeira/Língua não Materna publicados em PDF. Mas há mais: cursos, testes-diagnóstico e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Veja a nossa equipa aqui.


Participe na campanha SOS Ciberdúvidas e contribua para o Ciberdúvidas prosseguir a sua ação sem fins lucrativos, em prol da língua portuguesa (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com). 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos