ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Um renovado Ciberdúvidas

Assinalando o seu 16.º aniversário, o Ciberdúvidas apresenta-se desde esta data com uma imagem renovada. E, também, numa outra plataforma – que, assim o cremos, permitirá uma melhoria substancial na sua funcionalidade, assim como no acesso e na pesquisa dos cerca já de 35 mil textos das mais diversas áreas à volta da língua portuguesa. Outro propósito: a possibilidade de podermos recorrer a receitas publicitárias, de forma a minorarmos as conhecidas dificuldades inerentes a um projeto desta natureza, gratuito e sem fins lucrativos.

Iniciado há quase dois anos, este processo de modernização do Ciberdúvidas, infelizmente, ficou ainda aquém da sua operacionalidade ideal. Por exemplo, na transferência da sua complexa base de dados, perderam-se muitas hiperligações, houve registos que ficaram alterados – é o caso de algumas datas – e certos textos não puderam ainda ficar disponíveis. Sê-lo-ão na medida das nossas possibilidades, mas, também, com a colaboração de quantos consultem o Ciberdúvidas, por esse mundo fora, e nos façam chegar a imediata informação de eventuais erros detetados. Muito simplesmente: acionando, se for caso disso, a hiperligação colocada no final de cada página visionada. A todos, o nosso agradecimento antecipado.


No consultório, voltamos a falar de onomástica a propósito do apelido/sobrenome Gambão, além de abordarmos um lusismo do espanhol e o uso do particípio passado envolvido. Como sempre, no Facebook, disponibilizam-se alguns destes conteúros em registo áudio – oiça-se, por exemplo, o apontamento sobre a diferença entre homologar e promulgar.


Difícil seria chegarmos a este dia sem o precioso apoio de um conjunto de entidades apoiantes do Ciberdúvidas. São eles a Fundação Vodafone Portugal, a Universidade Lusófona, o Ministério da Educação e Ciência, o anterior secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e o grupo de amigos que teve a iniciativa de criar a campanha SOS Ciberdúvidas. Para todos, o nosso agradecimento.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos