ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Regionalismos, gentílicos e apelidos (ou sobrenomes)

Continuamos a divulgar dúvidas que esperavam vez para ficar em linha. Pergunta-se se a palavra ratelha, que não está dicionarizada, existe. E sariano e sarauí serão sinónimos? E podemos dizer «Marques, não fiques zangada», em vez de «Joana, não fiques zangada», isto é, podemos tratar e referir uma mulher pelo seu apelido/sobrenome? Na rubrica Pelourinho, disponibilizamos uma crónica de Wilton Fonseca sobre o (mau) uso sintático do substantivo investimento (texto original publicado no jornal i, em 4/07/2013). Todos estes conteúdos estão disponíveis no Facebook.


A Ciberescola da Língua Portuguesa está a iniciar um processo de recrutamento de colaboradores ao abrigo do programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – Estágios Profissionais. Os candidatos devem ser mestres em Português Língua Estrangeira e ter menos de 30 anos. Mais informação aqui.


O entusiasmo pelas literaturas em língua portuguesa confirma-se em vários países, mesmo nos supostamente mais afastados do ponto de vista cultural. Pela primeira vez na China, os poemas e ensaios de Alberto Caeiro, um dos heterónimos do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935), vão ser publicados pela Commercial Press, numa tradução de Min Xuefei, professora de Português na Beida (Universidade de Pequim). A tradutora salienta a universalidade de Fernando Pessoa e o interesse que os textos de Caeiro, a fazer lembrar o taoismo e o budismo, suscitam entre os poetas chineses.


Ajude o Ciberdúvidas a continuar como serviço gratuito e de acesso universal. Como? Se premir o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui), saberá como pode dar o seu contributo. Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 05/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos