ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Mudança e variantes africanas do português
no programa Língua de Todos

No programa Língua de Todos de sexta-feira, 12 de julho (na RDP África, às 13h15*; com repetição no sábado, 13 de julho, depois do noticiário das 9h00*), convida-se a Ana Maria Brito, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, autora do estudo académico “A Linguística e o Português em África” para dar conta da ambiguidade da preposição a em português e da sua relação com certas mudanças nas variantes não-europeias da língua portuguesa.

*Hora oficial de Portugal continental.


O consultório está fechado até setembro, pelo que, para assuntos que não digam respeito a dúvidas sobre a língua portuguesa, podem ser usados os contactos indicados nesta página.

Entretanto, continuamos a deixar em linha algum material inédito, desta vez, três respostas que têm por tópicos o advérbio muito, o uso conjuncional do advérbio mesmo e a etimologia do substantivo crime e do adjetivo passional. Estes e outros conteúdos estão igualmente disponíveis no Facebook.

Lembramos ainda que em breve, no Ciberdúvidas, e procurando manter o novo aspeto gráfico apresentado em 23 de janeiro de 2013, serão efetuadas alterações estruturais de modo a contornar constrangimentos técnicos já anteriormente explicados.


Apesar das graves dificuldades financeiras que afetam o Ciberdúvidas, o apoio e a generosidade de muitos consulentes têm-se revelado fundamentais para a continuação deste serviço sem fins lucrativos, gracioso e de acesso universal. Basta premir o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita; mais informações aqui) para saber como ajudar. Desde já, os nossos agradecimentos.

Ciberduvidas da Língua Portuguesa :: 11/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos