ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Boas e más maneiras (em português)

Na  rubrica O Nosso Idioma propomos a leitura de duas crónicas que, no fundo, têm um tema comum: o modo como a língua refere e exerce as boas e as más maneiras. Em artigo publicado originalmente no jornal i, o jornalista Wilton Fonseca detém-se sobre a palavra birra, numa referência relacionada com a  crise política em Portugal. Da revista Ler respigámos o que escreveu o professor universitário Fernando Venâncio sobre o passado e o presente de obrigado como expressão de agradecimento. Estes e outros textos podem ser consultados, também, no Facebook.


Enquanto o consultório está fechado até setembro, os assuntos que não digam respeito a questões da língua portuguesa devem ser tratados através dos contactos que constam nesta página. Recorde-se igualmente que, dentro em breve, o Ciberdúvidas fará algumas alterações estruturais importantes – mantendo embora o aspeto gráfico apresentado em 23 de janeiro de 2013 –, de modo a contornar constrangimentos técnicos já explicados anteriormente.


Em Portugal, não são muito animadores os resultados dos exames da disciplina de Português do 12.º ano: globalmente, atingiu-se a média de 8,9 (numa escala de 0 a 20), muito embora este valor suba para 9,8 se apenas forem consideradas as notas dos alunos internos (isto é, alunos matriculados, que completaram o ano letivo e foram a exame com nota de final de ano positiva). Maior exigência das provas? Efeito da agitação social que também tem afetado o ensino? Espera-se que as conclusões permitam preparar o próximo ano letivo de maneira a alcançar melhores classificações.


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 12 de julho (na RDP África, às 13h15*; com repetição no sábado, 13 de julho, depois do noticiário das 9h00*), convida Ana Maria Brito, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a propósito da mudança nas variantes não-europeias da língua portuguesa. No Páginas de Português de domingo, 14 de julho (na Antena 2, às 17h00*), o relevo vai para o Centro Pedroso-Saab para Estudos Portugueses e Culturais, recém-criado na Universidade de Massachusetts, em parceria com as universidades de Lisboa e de Braga, o qual se tornou possível graças aos contributos de Luís Pedroso e do casal Maark e Elísia Saab, empresários de origem portuguesa. E, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*, na Antena 1, a rubrica Jogo da Língua testa os conhecimentos gramaticais dos ouvintes sob orientação de Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

* Hora oficial de Portugal continental.


Como ajudar a manutenção deste serviço, gracioso e sem fins lucrativos, de informação,  esclarecimento e reflexão sobre a língua portuguesa? Basta clicar-se no botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Ou aqui, tudo sobre a camapanha SOS Cibervúvidas. Os  nossos agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 12/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos