ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Alunos portugueses com péssimos resultados nos exames de Português

Assinalamos neste dia os resultados dos exames finais de Português do 9.º ano em Portugal, disponíveis nesta página do Ministério da Educação e Ciência, os piores resultados de sempre desde que estas avaliações de final de ciclo foram adotadas, cifrando-se numa média global de 47%. Os maus resultados desta prova fazem par com a razia na prova de Português do 12.º ano, cujos resultados finais igualaram a pior média global de sempre, num contexto de inúmeras disciplinas com resultados negativos, verificando-se neste ciclo uma média negativa pela terceira vez consecutiva.


Sobre a linguagem do (des)amor com que se paga o (des)amor, Edno Pimentel escreve dois novos textos, que passam a estar disponíveis na rubrica O Nosso Idioma sobre o português em Angola: o primeiro, sobre o uso do verbo sentir para referir uma desforra, e o segundo, sobre o complemento direto no verbo admirar quando usado para expressar arrebatamento.


Com o consultório interrompido para férias e para uma reestruturação da plataforma, como já foi referido, vamos publicando algumas respostas colocadas anteriormente aos nossos consultores. É o caso desta questão sobre o uso da palavra webgrafia.


A Ciberescola da Língua Portuguesa, ao abrigo do programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – Estágios Profissionais, encontra-se em processo de recrutamento de colaboradores. Os interessados devem ser mestres em Português Língua Estrangeira e ter menos de 30 anos. Para mais informações, contacte-nos.


O Ciberdúvidas, espaço de referência na divulgação e reflexão da língua portuguesa nos oito países de fala comum, corre o risco de ter de interromper o serviço, gratuito e universal, que presta de há 16 anos a esta parte. Para evitá-lo, lançámos o apelo «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Informações suplementares podem ser colhidas aqui. Os nossos agradecimentos antecipados pela generosidade de quem nos consulta regularmente por esse mundo fora.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 17/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos