ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa
com importante financiamento do Governo angolano

Os trabalhos de desenvolvimento do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) receberam um contributo financeiro importante da parte de Angola, o primeiro dos países africanos de língua oficial portuguesa a tomar tal iniciativa. Respeitante a uma primeira parcela (35 mil euros), a verba disponibilizada pelo Governo de Luanda é um importante apoio na concretização deste instrumento estatégico para a língua portuguesa no espaço da lusofonia. Desenvolvido no âmbito do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o VOC incorporá em simultâneo os vocabulários nacionais de cada um dos oito membros da CPLP, que se encontram em elaboração em simultâneo, conforme os princípios do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Ao mesmo tempo, preservará a individualização do léxico de cada um dos  países, de modo a manter as respetivas variantes nacionais. Vide, aqui, a notícia divulgada pela agéncia Lusa.


Mas soube-se também que sete dos oito países que formam a CPLP têm uma dívida de cerca de 590 mil dólares (448 mil euros) de anuidade ao IILP. A lista de devedores é encabeçada pelo Brasil, que interrompeu o pagamento devido a uma decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no sentido de reavaliar os gastos internacionais daquele país. A dívida de Portugal ronda os 74 mil dólares (cerca de 56 mil euros). O único país que não deve dinheiro ao IILP é Moçambique. Os valores da dívida em questão foram tornados públicos numa reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP que teve lugar em Maputo (Moçambique).


Ruy Belo (1933-1978), um dos poetas portugueses mais importantes da segunda metade do século XX, chegou recentemente, e pela primeira vez, às livrarias brasileiras, numa coleção que reúne toda a sua obra. No final do presente ano, o poeta será celebrado no grande ecrã através de um documentário que contará com a participação de Chico Buarque, músico que, de resto, Ruy Belo admirava, sem no entanto nunca os dois se terem cruzado. A propósito desta edição, celebremos nós também o poeta, aqui com o poema Grandeza do Homem, incluído no volume Aquele grande rio Eufrates (1961):

Quando eu um dia decisivamente voltar a face
daquelas coisas que só de perfil contemplei
quem procurará nelas as linhas do teu rosto?
Quem dará o teu nome a todas as ruas
que encontrar no coração e na cidade?
Quem te porá como fruto nas árvores ou como paisagem
no brilho de olhos lavados nas quatro estações?
Quando toda a alegria for clandestina
alguém te dobrará em cada esquina?


Em época de férias em Portugal, e a preparar a reestruturação da sua plataforma, o Ciberdúvidas interrompeu o consultório até setembro. Entretanto, todos os conteúdos aqui em linha se encontram também disponíveis no Facebook.


A Ciberescola da Língua Portuguesa, ao abrigo do programa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – Estágios Profissionais, está a recrutar colaboradores. Os interessados devem ser mestres em Português Língua Estrangeira e ter menos de 30 anos (mais informações aqui).


Renovamos o apelo em «Faça aqui o seu donativo» (botão nesta página, em cima, à direita) e SOS Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos a quantos, por esse mundo fora, já contribuíram com o seu generoso donativo.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos