ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Redundâncias de Portugal e diferenças lexicais do Brasil

Coincidindo com o período de férias em Portugal e enquanto o Ciberdúvidas prepara também a reestruturação da sua plataforma, o consultório para esclarecimento de dúvidas fica interrompido até setembro.

Não obstante, continuam a entrar em linha alguns conteúdos que aguardam divulgação ou que se impõem pela sua atualidade. Assim, no Pelourinho, Paulo J. S. Barata corrige uma redundância disparatada: «subscrever por baixo». Na rubrica O Nosso Idioma, Luciano Eduardo de Oliveira faz um rápido confronto entre algumas diferenças lexicais do Rio de Janeiro e de S. Paulo. Estes e outros artigos podem ser igualmente consultados no Facebook.


Como já foi aqui assinalado, o processo de elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) recebeu um contributo financeiro importante da parte de Angola. Trata-se de 35 mil euros que constituem uma primeira parcela disponibilizada pelo Governo de Luanda em apoio da concretização deste instrumento estratégico para a redefinição do português como língua comum de vários países. Recorde-se que o VOC, desenvolvido no âmbito do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), agregará os vocabulários nacionais de cada um dos oito membros da CPLP, conforme os princípios do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (vide notícia divulgada pela agéncia Lusa).

 


 A viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, gracioso e sem fins lucrativos, precisa do apoio de quantos o consultam regularmente, por esse mundo fora. Toda a informação nesse  sentido pode ser colhida em SOS Ciberdúvidas. Ou, ainda, premindo-se o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta  página, em cima, à direita). Os nossos agradecimentos pela generosidade.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos