ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberdúvidas faz reestruturação informática

O anúncio já fora feito e agora é o momento: o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa regressa à sua anterior plataforma informática a partir de 25 de julho. É uma mudança que se impõe face a dificuldades insolúveis que se  acumularam de janeiro de 2013 a esta parte, as quais se traduziram na perda de muitas hiperligações e numa menor agilidade da pesquisa. Contudo, não se trata de um simples retorno ao velho Ciberdúvidas, dado que vão ser mantidas, na medida do possível, as alterações gráficas já introduzidas, de modo a minorar transtornos para os consulentes já afeiçoados ao grafismo mais recente destas páginas.

A quantos, dos quatro cantos do mundo, nos acompanham diariamente pedimos, portanto, compreensão para eventuais anomalias no acesso aos nossos conteúdos, na certeza de que envidaremos todos os esforços para retomar a normalidade. Agradecemos, por isso, que qualquer problema nos seja comunicado através do seguinte endereço eletrónico: ciberduvidas@ulusofona.pt.


Entretanto, e não obstante o consultório se encontrar interrompido até setembro, o Ciberdúvidas prossegue a sua atividade, pondo em linha perguntas que ainda aguardam resposta, bem como, nas demais rubricas, artigos que, de diferentes quadrantes, tenham por tema a nossa língua comum. É pois de lembrar que no Pelourinho, Paulo J. S. Barata corrige uma redundância disparatada: «subscrever por baixo»; e na rubrica O Nosso Idioma, Luciano Eduardo de Oliveira faz um rápido confronto entre algumas diferenças lexicais do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estes e outros artigos podem ser igualmente consultados no Facebook.


O processo de elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) recebeu, por parte de Angola, um importante contributo financeiro que constitui uma primeira parcela para apoio da concretização deste instrumento estratégico a afirmação do português como língua comum e internacional. O VOC é desenvolvido no âmbito do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e agregará os vocabulários nacionais de cada um dos oito membros da CPLP, conforme os princípios do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (vide notícia divulgada pela agéncia Lusa).


A viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, gracioso e sem fins lucrativos, precisa do apoio de quantos o consultam regularmente, por esse mundo fora. Toda a informação nesse sentido pode ser colhida em SOS Ciberdúvidas. Ou, ainda, premindo-se o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Os nossos agradecimentos pela generosidade.

Ciberduvidas da Língua Portuguesa :: 24/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos