ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Falar com afeto

Aninha, Anita e Aninhas são hipocorísticos de Ana, mas, nos Açores, também se usa Anina, conforme nos revela uma consulente. Ficamos também a saber que manganífero é sinónimo de manganesífero, e que a expressão «tarde piaste» se aplica, por exemplo, a quem não soube esquivar-se de uma situação desastrosa. Tais são os tópicos abordados nas novas respostas do consultório, às quais, a par de outros conteúdos, também se acede pelo Facebook ou mediante uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


Agradecendo a quantos têm apoiado o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa com os seus donativos, assinalamos que estes podem agora ser feitos pelo serviço PayPal, que se encontra disponível numa opção integrada e ativa no botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página em cima, à direita). Sobre outra forma de ajudar a manter o serviço aqui prestado, gracioso e sem fins lucrativos, deixamos aqui os devidos esclarecimentos.




Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos