ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Multilinguismo nas universidades

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, realiza-se, na Universidade do Algarve (UAlg), uma reunião das universidades participantes no projeto Modularização de Competências Académicas Multilingues e Multiculturais (Modularising Multilingual and Multicultural Academic Communication Competence – MAGICC). Trata-se de um projeto financiado pela Direção-Geral da Educação e Cultura da União Europeia, que agrega nove universidades e que tem como membro associado o Centro Europeu para as Línguas Modernas, instituição do Conselho da Europa.


Qual é a origem do verbo errar? Como se pronuncia meritocracia na variedade europeia da língua? E será verdade que «a descer todos os santos ajudam»? São estas as questões de mais uma atualização do consultório, cujas respostas sobre os usos e as normas do português se encontram também acessíveis no Facebook, algumas em registo áudio, como é o caso deste apontamento sobre a diferença entre homologar e promulgar.


O Ciberdúvidas marca o seu 16.º aniversário com uma imagem renovada e numa outra plataforma, de modo a tornar mais funcionais o acesso e a pesquisa do seu extenso arquivo (mais de 35 mil textos das mais diversas áreas à volta da língua portuguesa). Além disso, abre-se a possibilidade de podermos recorrer a receitas publicitárias, capazes de apoiar os custos decorrentes deste projeto gratuito e sem fins lucrativos. Para chegar até aqui, é nosso dever assinalar aqui o precioso apoio de um conjunto de entidades apoiantes do Ciberdúvidas, a saber, a Fundação Vodafone Portugal, a Universidade Lusófona, o Ministério da Educação e da Ciência, o anterior secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e o grupo de amigos que teve a iniciativa de criar a campanha SOS Ciberdúvidas. Para todos, o nosso agradecimento.


Não obstante os esforços envidados, o Ciberdúvidas ainda não atingiu a operacionalidade ideal neste processo de mudança, uma vez que na transferência da sua complexa base de dados se perderam muitas hiperligações, muitos registos de data ficaram alterados e certos textos ainda não estão disponíveis. Esta situação será corrigida na medida das nossas possibilidades, também com a colaboração de quantos consultem o Ciberdúvidas, por esse mundo fora. Pedimos, portanto, aos consulentes que nos façam chegar informação de eventuais erros detetados, de uma maneira muito simples: acionando, se for caso disso, a hiperligação colocada no final de cada página visionada. A todos, o nosso agradecimento antecipado.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos