ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A língua em diferentes perspetivas

Não é fácil definir o que é ou o que tem sido o português ou outra língua qualquer, quer como código quer como modo de ver e comentar a realidade. Por isso, é cada vez mais frequente reunir os contributos de diferentes ângulos científicos, capazes de dar conta dessa complexidade, como acontece com duas iniciativas no âmbito dos estudos linguísticos, a saber:

– o apelo a comunicações no Simpósio sobre o Adjetivo, que decorrerá de 2 a 5 de setembro de 2013 na Universidade Federal do Rio de Janeiro e que acolhe investigações sobre o adjetivo, sob todas as perspetivas, devotadas a qualquer aspeto (aquisição, processamento, discurso, prosódia, semântica, sintaxe, morfologia, léxico, etc.);

– a publicação do 7.º volume de Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, que reúne textos de linguística e outros textos que se situam no cruzamento de várias áreas científicas, tendo como ponto de partida a linguagem em relação com outra realidade: a imagem, o gesto, a educação e a política linguística, a aprendizagem.


No consultório, também se desenvolve o mote da relação língua-realidade: como é que aliá se tornou sinónimo de elefanta? E como aportuguesar rejang, um etnónimo de Samatra? Estas e outras questões, algumas em registo áudio, encontram-se igualmente no Facebook; é de lembrar ainda que o Ciberdúvidas tem agora uma aplicação para smartphones, com o apoio da Fundação Vodafone.

E a propósito do recorde do surfista Garrett McNamara na Nazaré (Portugal), consultem-se duas respostas sobre o aportuguesamento de surf: uma, intitulada "A pronúncia de surfar, surfista e surfe" e outra, que inclui um comentário sobre windsurf.


Se gosta de saber mais sobre a língua portuguesa, se quer que este serviço se mantenha gratuito, sem fins lucrativos, junte-se ao grupo de amigos que criou a campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos devem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.


Com a mudança de plataforma, surgem vários erros na formatação e nas hiperligações do Ciberdúvidas. Por isso, apelando à compreensão dos consulentes, pedimos que nos façam chegar informação sobre eventuais problemas detetados mediante a hiperligação colocada no final de cada página visionada.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos