ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Para a história recente da ortografia do português

Nesta atualização:

– a nova rubrica Acordo Ortográfico recua no tempo, até 1986, para incluir o testemunho* do filólogo e linguista português Luís F. Lindley Cintra (1925-1991) sobre a sua intervenção na proposta de acordo ortográfico que no ano em referência foi debatida no meio de enorme polémica;

– no consultório retomam-se questões de etimologia, morfologia e sintaxe.

Estes e outros conteúdos encontram-se igualmente disponíveis numa aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone. Refira-se ainda que, no Facebook, se pode aceder a uma seleção de respostas e artigos (alguns em registo áudio).

* O Ciberdúvidas agradece à Professora Maria Helena Mira Mateus a disponibilização deste texto.


 Como anunciado, o Ciberdúvidas participa na realização, neste dia, da II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial, fazendo-se representar por Ana Martins, coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa. A par do Ciberdúvidas, este evento é também promovido pelas seguintes entidades: Academia das Ciências de Lisboa, Observatório da Língua Portuguesa, Associação de Professores para a Educação Intercultural (APEDI) e Priberam.


Com a mudança de plataforma, surgiram infelizmente vários erros na formatação e nas hiperligações do Ciberdúvidas. Por isso, apelando à compreensão dos consulentes, pedimos que nos façam chegar informação sobre eventuais problemas detetados mediante a hiperligação colocada no final de cada página visionada.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 31/01/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos