ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ciberdúvidas ultrapassa constrangimentos informáticos
+ O ensino do idioma nacional nas escolas portuguesas

Já o assinalámos em 25 de julho: no intuito de solucionar as dificuldades técnicas dos últimos meses, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa passa a estar ativo na sua anterior plataforma, da responsabilidade da empresa Janssen Web, LLC, embora mantendo substancialmente o grafismo adotado em janeiro de 2013. Durante as próximas semanas, no decurso desta reestruturação informática, agradecemos que nos sejam comunicadas eventuais anomalias pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.


Como é tradição em Portugal neste período de férias do verão, o consultório do Ciberdúvidas encontra-se  interrompido. Mas, como também tem sido habitual, não deixamos de colocar em linha  respostas que aguardavam divulgação e, sempre que for caso disso, novos textos nas demais rubricas, que tenham por assunto o idioma comum dos oito países de língua oficial portuguesa. É o caso do novo texto do Pelourinho, da autoria de Paulo J. S. Barata, sobre o uso apressado da expressão «calendas gregas».


A publicação de uma antologia do Vocabulario Portuguez e Latino de Rafael Bluteau (1638-1734) com a coordenação do linguista João Paulo Silvestre é o acontecimento em foco no programa Língua de Todos de sexta-feira, 26 de julho (na RDP África, às 13h15*; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*). No programa Páginas de Português (domingo, 28 de julho, na Antena 2, às 17h00*) discutem-se os (maus) resultados dos exames  nacionais na disciplina de Português, bem como o ensino da gramática e o prazer da leitura, nas escolas portuguesas; inclui-se ainda uma reflexão da professora Margarita Correia sobre a adaptação à língua portuguesa dos nomes de cidades e de pessoas expressos noutros idiomas. Finalmente, de segunda a sexta-feira, na Antena 1 (14h40*), a rubrica Jogo da Língua testa os conhecimentos gramaticais dos seus ouvintes, conduzida por Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

* Hora de Portugal continental.


Informamos que foi encerrado o processo de recrutamento de colaboradores para a Ciberescola da Língua Portuguesa, que culminará formalmente no final do mês de julho. Por este motivo, agradecemos que não nos enviem mais CV.


Quem premir o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita) ou consultar a página SOS Ciberdúvidas fica a saber como é importante o seu donativo para garantir a continuação deste espaço de esclarecimento e discussão de dúvidas sobre a língua portuguesa. Ajude-nos a assegurar a continuação deste serviço gracioso e sem fins lucrativos. Agradecimentos antecipados.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 26/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos