ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Ver, vir e vier

Qual é o futuro do conjuntivo (subjuntivo no Brasil) do verbo ver? E o do verbo vir? Em O Nosso Idioma, Edno Pimentel comenta, em mais uma crónica, um erro frequente no uso da nossa língua comum, com base no discurso dos falantes de Angola (texto original publicado no jornal Nova Gazeta em 25/04/2013). No consultório, há dúvidas sobre o significado da locução adverbial «de longe», a grafia de pronta-entrega e a subclasse morfossintática de menos.


Uma rápida chamada de atenção para a exposição Clarice Lispector – A Hora da Estrela, patente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, até 23 de junho próximo. Recorde-se que a popularidade e o caráter inconfundível da obra de Clarice Lispector – de quem registamos na Antologia esta Declaração de amor [à língua portuguesa] – têm contribuído para a projeção internacional da literatura  e da cultura brasileiras.


Para o Ciberdúvidas prosseguir como serviço gratuito e de acesso universal, é muito importante o contributo de quantos o acompanham diariamente. Por isso, agradecemos todos os donativos que chegarem até nós, os quais podem ser feitos mediante o sistema PayPal (prima o botão “Faça aqui o seu donativo” nesta página, em cima, à direita), ou através de outras formas de apoio (mais esclarecimentos aqui).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/04/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos