ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

VI Semana Cultural da CPLP em Lisboa

O Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), celebrado a 5 de maio, está a ser assinalado por vários eventos, muitos deles fazendo parte da VI Semana Cultural da CPLP, a decorrer em Lisboa. Recorde-se que a instituição deste dia surgiu na sequência da Resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, de 2 de julho de 2009, tendo em vista “a afirmação crescente [do português] nos Estados-membros e na comunidade internacional". No quadrante da atividade editorial, a Porto Editora também quis assinalar a data com a criação de um novo espaço em linha, as Dúvidas da Língua Portuguesa.


Em O Nosso Idioma, Edno Pimental mostra que há quem pronuncie erradamente o verbo registar como "rezistar" (texto original publicado no jornal angolano Nova Gazeta); e Regina Rocha define o uso do sobrescrito sublinhado na abreviação de numerais ordinais. Paulo J. S. Barata traz para o Pelourinho mais um exemplo da confusão recorrente entre e à. Quanto às dúvidas esclarecidas no consultório, os tópicos abordados centram-se na sintaxe, no léxico e na ortografia.


O acesso a todos estes conteúdos é igualmente possivel pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

Faça o seu donativo e ajude o Ciberdúvidas a manter este serviço gracioso e de acesso universal, que há mais de 16 anos promove o conhecimento e a reflexão sobre a nossa língua comum (premir botão “Faça aqui o seu donativo”, nesta página, em cima, à direita; para outras formas de apoio, consultar informação aqui).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 06/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos