ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua materna posta à prova em Portugal

 

Em Portugal, no meio de grande polémica e depois de mais de três décadas de ausência, regressaram os exames ao 4.º ano de escolaridade (final do 1.º ciclo). A primeira prova foi a de língua materna, pelo que vale a pena assinalar os conteúdos gramaticais avaliados no caderno 1 da prova; foram eles, a saber: relações grafia-fonia ( vs. à e querer vs.crer); semântica lexical (os significados de altura); classes de palavras e morfologia (identificação de um adjetivo e de formas da flexão verbal); e funções sintáticas ao nível da frase (identificação do predicado).

Fácil ou difícil? É melhor esperar pelos resultados.


Como pronunciar o topónimo português Sever? Pode dizer-se «circundante ao castelo»? E aventura, é ela uma palavra simples, ou complexa? Saiba as respostas no consultório ou consulte-as pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


 

Para ajudar o Ciberdúvidas a continuar como serviço gratuito e de acesso livre, podem ser feitos donativos mediante o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita; sobre outros contributos, consultar mais informação aqui). Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos