ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O português nas escolas nos programas Língua de Todos (RDP África) e Páginas de Português (Antena 2)

O programa Língua de Todos de sexta-feira, 10 de maio, na RDP África (depois do noticiário das 16h00*; com repetição ao sábado, às 9h00*), dá relevo ao acordo de cooperação que a Ciberescola, projeto associado ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, acaba de assinar com o Ministério da Educação e Ciência (MEC) de Portugal, tendo como alvo os alunos de Português Língua não Materna. Fernando Egídio Reis, responsável da Direção-Geral de Educação do MEC, dá conta dos objetivos desta experiência-piloto. No Páginas de Português de domingo, 12 de maio, na Antena 2, às 17h00, uma conversa com a linguista Deolinda Correia relaciona a má utilização da língua portuguesa com a aprendizagem da Matemática nas nossas escolas.

*Hora oficial de Portugal continental.


Assinale-se o lançamento em Portugal de um quinzenário em papel, dirigido com alguma ironia à população mais idosa e por ela feito: o Jornal Sénior. O diretor é o jornalista e escritor Mário Zambujal, que reúne na sua equipa outras figuras do jornalismo e da vida literária portuguesa, como Alice Vieira. E porque esta nova publicação também pode ser lida pelos mais novos, é oportuno lembrar o plural de sénior e júnior: seniores e juniores, que são palavras graves (ou paroxítonas). Sobre este plurais, consulte-se a resposta A pronúncia de seniores e juniores, novamente.


Em Portugal, à volta dos chamados swaps (ou «permutas financeiras», pelo menos, em certos contextos), um membro do governo fala em acordos e abre um o que devia ficar fechado. O erro de ortoépia é mote para mais uma crónica de Wilton Fonseca, incluída no Pelourinho (texto original publicado no jornal i). Quanto às dúvidas chegadas ao consultório, comentam-se a boa formação do verbo endinheirar-se, a possibilidade do uso de como em orações concessivas e a ocorrência da palavra cidade como constituinte de topónimos.

Este e os demais conteúdos aqui em linha podem ser consultados pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


Como apoiar o serviço prestado pelo Ciberdúvida? Basta premir o botão “Faça aqui o seu donativo”, nesta página, em cima, à direita. Outros esclarecimento suplementares aqui.

Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 09/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos