ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Diversidade linguística e outros temas nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

O programa Língua de Todos de sexta-feira, 17 de maio, na RDP África (depois do noticiário das 13h00; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 09h00), inclui uma conversa com Rosângela Morello, diretora do Instituto Brasileiro de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, sobre os desafios da diversidade e da institucionalização das línguas nacionais tanto no Brasil como nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

Na emissão do Páginas de Português de domingo, 12 de maio, às 17h00, na Antena 2, apresenta-se uma reportagem à volta da exposição sobre a obra literária e a vida da cronista, jornalista e escritora brasileira de origem ucraniana Clarice Lispector (1925-1977). E, na rubrica “Ciberdúvidas responde”: "alcoolemia" ou "alcoolémia" – qual a pronúncia e a grafia recomendadas? E qual diferença entre sedeada e sediada?


 

As novas respostas comentam o complemento oblíquo do verbo renunciar, o uso do conjuntivo em orações completivas e a expressão «partes gagas». Estes e outros conteúdos estão acessíveis igualmente pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


 

Ajude este serviço de acesso livre e sem fins lucrativos, destinado ao esclarecimento e à discussão das normas e dos usos da língua portuguesa. Para fazer o seu donativo, prima o botão “Faça aqui o seu donativo”, nesta página, em cima, à direita. Outros esclarecimentos suplementares aqui. Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos