ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Vocabulário Ortográfico Comum e português na Galiza nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

No programa Língua de Todos de sexta-feira, 24 de maio, na RDP África (depois do noticiário das 13h00*; com repetição no sábado, depois do noticiário das 9h00*), tem-se uma conversa com o linguista brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILPP), a entidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que coordena a elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, com a participação de especialistas dos oito países lusófonos. Outro tema: a “escorregadela” recorrente  na conjugação do verbo intervir.

Quanto ao Páginas de Português de domingo, 26 de maio, na Antena 2 (às 17h00*), está em foco a proposta aprovada pelo parlamento da Galiza, com o objetivo de potenciar o português naquela região, que guarda profunda afinidade linguística com o espaço lusófono. Os pormenores e as razões (culturais) da medida, numa conversa com o professor Joám Evans Pim, membro da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Paz-Andrade e membro da Academia Galega da Língua Portuguesa.

Por último, quem quiser testar os seus conhecimentos sobre a norma do português pode acompanhar na Antena 1, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*, a rubrica Jogo da Língua, com Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Hora oficial de Portugal continental.


Ainda a propósito da relação da Galiza com os países onde o português tem estatuto oficial, a rubrica Lusofonias disponibiliza um artigo do deputado galego Xabier Ron, intitulado "Por uma nova ideia de lusofonia" (texto original em galego, em linha no jornal eletrónico Praza Pública). Entretanto, volta a falar-se de etimologia, morfologia e semântica lexical no consultório. Todos estes conteúdos estão acessíveis ainda por Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Como ajudar o Ciberdúvidas a continuar como serviço de acesso livre e sem fins lucrativos? É simples: premindo o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita). Informação suplementar aqui.

Os nossos agradecimentos

 

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 23/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos