ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Nomes de cidades estrangeiras: como adaptá-los?

Como adaptar ao português Tallinn, nome estoniano da capital da Estónia? Há várias maneiras, mas porque não adotar apenas uma? E qual será a mais adequada? Tal é a discussão que pode ser suscitada pelo tópico tratado numa das novas respostas do consultório, onde se incluem ainda esclarecimentos sobre o uso de «o quanto», a análise de uma oração subordinante e a boa formação do substantivo estapafurdice.

Recordamos que estas e outras respostas podem ser consultadas pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 24 de maio, na RDP África (depois do noticiário das 13h00*; com repetição no sábado, depois do noticiário das 9h00*), entrevista o linguista brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILPP), a entidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que coordena a elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, com a participação de especialistas dos oito países lusófonos. Por seu lado, o Páginas de Português de domingo, 26 de maio, na Antena 2 (às 17h00*), põe em foco a proposta aprovada pelo parlamento da Galiza, com o objetivo de potenciar o português naquela região, que guarda profunda afinidade linguística com o espaço lusófono. Por último, a rubrica Jogo da Língua, com Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, testa conhecimentos sobre a norma do português na Antena 1, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*.

* Hora oficial de Portugal continental.

 


Basta premir o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita) para ajudar o Ciberdúvidas a prosseguir o serviço que presta em prol da língua portuguesa, de acesso livre e sem fins lucrativos. Mais informação também aqui.

Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 24/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos