ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Erros teimosos

Há erros que são eternos clássicos do discurso que monitoriza o cumprimento das normas linguísticas. Regressam, portanto, ao Correio a tradicional confusão gráfica entre -am e -ão ("seram" pelo correto serão, 3.ª pessoa do futuro do indicativo) e a recorrente troca de en- por in- ("insurdecedor" por ensurdecedor). No Pelourinho, a propósito da linguagem desleixada dos resumos dos filmes e outros programas dos canais por cabo portugueses, Paulo J. S. Barata assinala uma asneira que teima em perdurar, a de escrever eminente por iminente. Quanto às novas questões em linha no consultório, estão em foco o uso de queria em atos ilocutórios diretivos e a sintaxe de dois verbos – correlatar e afastar. Estes e outros conteúdos estão igualmente acessíveis pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Com mais de 16 anos de existência, o futuro deste serviço, de acesso livre e sem fins lucrativos, depende também do apoio de quantos o utilizam diariamente em prol da língua comum, para esclarecer e discutir tópicos relativos à norma e ao uso. Daí o apelo: ajude o Ciberdúvidas, premindo o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita). Mais informação também aqui.

Os nossos agradecimentos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 27/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos