ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Equívocos à volta de extremar e virtualidade


Neste dia, ficam em linha mais alguns textos que aguardavam divulgação — não obstante o consultório encontrar-se fechado até setembro, marcando assim a tradicional pausa de verão, em Portugal. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata alerta para as armadilhas de palavras homófonas como extremar e estremar, enquanto no Correio um consulente retoma a questão do uso criterioso do substantivo virtualidade. Como sempre, muitos dos conteúdos aqui disponíveis podem igualmente ser consultados no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone Portugal).


Voltamos a assinalar o regresso do Ciberdúvidas à sua anterior plataforma, criada pela empresa Janseen Web, LLC, mantendo-se no essencial o grafismo adotado em janeiro de 2013. Esta mudança, resultante das dificuldades técnicas sentidas durante os últimos meses, está ainda em curso, pelo que agradecemos aos nossos consulentes o envio de qualquer informação, a respeito de anomalias eventualmente detetadas, pelo endereço ciberduvidas@ulusofona.pt.


Já o dissemos, também: a viabilização de um serviço da natureza do prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa não prescinde do apoio de quantos, por esse mundo fora, querem saber sempre mais sobre o idioma oficial de oito povos. Para saber como fazê-lo basta premir o botão «Faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Ou. ainda,  consultar a página SOS Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados pela generosidade.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/07/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos