ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Língua portuguesa em grande plano em Paris

Qual o lugar da língua portuguesa naquela que há quarenta anos foi «a segunda maior cidade portuguesa»? Na Sorbonne, em Paris, nos dias 28 e 29 de maio, discute-se o lugar da língua portuguesa no panorama internacional a propósito do Congresso de Língua e Culturas Lusófonas no Mundo promovido pelo Instituto do Mundo Anglófono da Sorbonne e pela sede da UNESCO, co-organizadora do encontro. Desmistificar a língua portuguesa como uma língua de imigração e compreender o seu valor económico na atual conjuntura económica são dois dos temas abordados no debate organizado pela prestigiada universidade francesa, onde presentemente o português é a terceira língua estrangeira mais estudada, logo a seguir ao inglês e ao espanhol.

 


«Alcança quem não cansa.» Cinquenta anos depois da sua morte (27/05/1963), Aquilino Ribeiro é um autor injustamente esquecido, não obstante a vasta obra que legou à posterioridade. Artífice da palavra como poucos, assinalemos portanto esta efeméride na esperança de que Aquilino volte a ocupar o lugar de destaque que merece no universo da literatura de língua portuguesa. Na Antologia disponibilizam-se dois textos deste escritor português: «A linguagem do calão» e «Literatura regional e linguagem».

 


No consultório, discute-se a coordenação de substantivos com diferentes regências. A par desta discussão, confira também as respostas às dúvidas levantadas pelos nossos consulentes a propósito da elaboração de índices onomásticos e do uso metafórico do substantivo picareta. Estas e outras respostas estão disponíveis para consulta também no Facebook e na aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Há mais de dezasseis anos a prestar um serviço ímpar na Internet, universal e gratuito, o Ciberdúvidas tem dado seguimento à sua atividade graças ao inestimável apoio daqueles que fazem deste espaço um lugar privilegiado para a discussão da língua que une mais de 250 milhões de falantes em todo o mundo. Ajude-nos a continuar a nossa atividade, carregando no botão «Faça aqui o seu donativo». Mais informação aqui. A língua portuguesa agradece!

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 29/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos