ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

A norma, o erro e a variação linguística (a propósito do substantivo e adjetivo rival)

A norma, o erro e a variação linguística continuam aqui em foco. Edno Pimentel dedica uma crónica à forma incorreta "inreval", deturpação coloquial angolana de rival (artigo original publicado no jornal Nova Gazeta). No consultório, discutem-se os juízos normativos que a pronúncia lisboeta de rio pode motivar, além de se esclarecerem outras dúvidas: os verbos associáveis ao substantivo missa; mais um caso de se inerente («declarar-se a alguém»); o uso do advérbio logo; e a diferença entre divisão silábica e translineação (acesso a todos estes conteúdos também pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones, com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Promovido pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, realizou-se no dia 29 de maio um encontro dedicado à memória do linguista e professor universitário Ernesto d'Andrade, falecido em 17 de abril p.p., em Paris. Recordaram-se o trabalho e a personalidade inconfundíveis deste académico português, que se distinguiu na teoria e descrição fonológicas com obras como Temas de Fonologia (Edições Colibri, 1992), Dicionário Inverso do Português (Edições Cosmos, 1993) e The Phonology of Portuguese (Oxford University Press, 2000, em coautoria com Maria Helena Mira Mateus). São testemunho dos seus múltiplos interesses os últimos livros que publicou, em 2007 (editor: A. Santos) – aos quais a rubrica Montra de Livros também fez a devida referência: Línguas Africanas: Breve Introdução à Fonologia e Morfologia e Histórias de Palavras: do Indo-Europeu ao Português.

 


O programa Língua de Todos de sexta-feira, 31 de maio, às 13h15* na RDP África (com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), é dedicado ao escritor moçambicano Mia Couto, distinguido com o Prémio Camões 2013. Além de uma conversa com o premiado, recorda-se, na locução de Vítor Nobre, o texto que Mia escreveu especialmente para o Ciberdúvidas, em 1997, Perguntas à língua portuguesa. No Páginas de Português de domingo, 2 de junho, às 17h00* na Antena 2, entrevista-se o professor António Branco, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a propósito de um estudo recente da União Internacional de Telecomunicações, no qual se refere a língua portuguesa como o quinto idioma mais utilizado na Internet. Finalmente, na rubrica Jogo da Língua, transmitida na Antena 1, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*, Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, testa os nossos conhecimentos de português.

* Hora oficial de Portugal continental.

 


Reiterando os nossos agradecimentos pelos contributos chegados ao Ciberdúvidas, em apoio da sua atividade sem fins lucrativos, de esclarecimento e discussão de tópicos relativos à norma e ao uso do português em todo o mundo, informamos que, para ajudar, basta premir o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita; mais informação também aqui).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 31/05/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos