ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Nomes de terras, palavras do passado

A tradição popular muitas vezes explica os nomes geográficos com lendas repletas de heróis míticos ou seres fantásticos. Outros nomes há, contudo, que surgem quase sem história em placas toponímicas à beira do caminho. Por isso, neste dia, uma das novas respostas propõe desvendar a origem do topónimo português Chães, identificativo de algumas localidades dispersas por Portugal. Ainda no consultório, ficam em linha mais uma questão sobre sintaxe, mais concretamente sobre um adjunto adverbial, e outra sobre o uso do adjetivo enxuto. O acesso a estas respostas e aos demais artigos é igualmente possível pelo Facebook e pela aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

 


Para ajudar a manter a atividade regular do Ciberdúvidas, que presta um serviço universal de acesso livre, com o objetivo de promover a língua portuguesa, bastar clicar no botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita; para mais informações, siga esta ligação). Os nossos agradecimentos.



Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 04/06/2013

[Aberturas]
Ciberdúvidas regressa no dia 10 de junho com novo visual gráfico
Um Ciberdúvidas com cara nova
Para desfazer confusões sobre a nova ortografia
O português no espaço digital
Em português, sempre
«Acordo Ortográfico bem encaminhado»
Brasileirismos, calão e pronúncia
O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua
Uma língua pluricêntrica e multicultural
Encontros e desencontros da nova ortografia

Mostra todos

Ciber Escola Ciber Cursos